quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cortejo flutuante



Foi foda!!!!!!!!!!!! Finalizamos o ano em cortejo flutuante, no Ribeira de Iguape, numa procissão fluvial como é conhecida em Iporanga, cidade que abriga esta linda festividade para Nossa Senhora do Livramento. Uma barca feita de diversas canoas paralelas e remada pos dezenas de homens carrega a Santa e um banda Ribeira abaixo. Centenas de pessoas vão a festa, algumas permanecem em solo na ponte a espera do cortejo, outros aventuram-se em bóias de pneu de caminhão, canoas, mini embarcações e até troncos de bananeira! Vale tudo para acompanhar este cortejo flutuante.
Nóis da Canhambora nadamos contra a corrente embalados por 7 ervas e muito axé! Que a correteza e os ventos levem nossas preces aos quatro cantos e nosso grito de guerra estampado em faixa à margem do Rio: Salve o Ribeira!!!!!!!!

O Ribeira de Iguape está ameçado pela contrução de 4 barragens. O Ribeira cruza o último maciço de Mata Atlântica. Ele é o maior rio intacto (sem barragens) do estado de São Paulo.
Há limite?
93% de Mata Atlântica já não existe mais, não estará na hora de preservar o que nos resta e celebrar a diversidade socio ambiental que jaz nas margens do Rio Ribeira de Iguape. Sua nascente estará comprometida e quilometros de mata ciliar serão submersos. Quem é beneficiado? E os prejudicados? E as tantas espécies que esquecemos de incluir no contexto? Nos links ao lado pode-se conhecer mais do movimento de resistência.

Mas para amar e proteger nada melhor do que ver, conhecer e vivenciar. Portanto para este 2009 estamos articulando duas grandes ações no Riberira:

  1. no meio do ano, um grande cortejo da resistencia com todos os movimento envolvidos e os diretamente prejudicados com a barragem e todos que quiserem somar ao fronte. A idéia é sair da nascente e chegar até onde querem contruir a primeira Barragem Tijuco Alto.
  2. no final do ano, na tradicinal procissão fluvial estamos agitando um grande bloco flutuante, com direito a embarcação de bananeira e bambu e alegorias surpresa!
Junte-se a nós!
Salve o Ribeira!

Floriana

Um comentário:

  1. Eu estava na descida da Santana esse fim de ano passado! Filmei e tudo: http://br.youtube.com/watch?v=6XHG6pDYwyo

    E tem outro: http://br.youtube.com/watch?v=ROG7HUUF978

    ResponderExcluir